As unidades escolares estaduais do NTE 09 estão realizando as eleições para eleger os líderes de classes e jovens ouvidores do ano de 2023.
Em todas as etapas, serão eleitos estudantes que representem a classe, mas também os segmentos: zonas rurais, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
Serão escolhidos ainda, representantes municipais e posteriormente um que representará em âmbito territorial.
As eleições estão ocorrendo conforme a Portaria N°314, do Diário Oficial que foi publicado em 17 de março de 2003. Previstas para ocorrer dentro dos prazos de 20 a 28; líder de classe, 29 de março a 6 abril; líder do município, de 10 a 14 de abril; e líderes do Núcleo Territorial de Educação (NTE), de 17 a 20 de abril.
Essa iniciativa da Coordenação de Políticas Públicas para a Juventude em Processos Educacionais (SEC/SUDEP/COJEPE) e da ouvidoria da Secretaria de Educação (SEC-BA) junto aos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) visa fomentar o protagonismo juvenil dando voz e representatividade aos estudantes para que assim possam contribuir de forma participativa na gestão escolar.
É função do líder desenvolver diálogo com sua turma e colegas gerenciando quaisquer conflitos e estimular o bom relacionamento da turma além de buscar melhorias e direcionar tarefas de projetos de ação que estejam acontecendo na instituição.
O jovem ouvidor deve estabelecer boa relação com a comunidade escolar, com a equipe gestora e o Núcleo Territorial de Educação (NTE). Acompanhar as atividades pedagógicas sobre a ouvidoria, participar de formações e fomentar o monitoramento das ações, projetos e programas desenvolvidos pela Secretaria de Educação.
A proposta é incluir o jovem nas ações realizadas nas escolas para que a gestão seja cada vez mais democrática e participativa.
Siga nossas redes sociais e fique por dentro desse e de outros assuntos da educação pública da Bahia.