Saiba como ocorreu o início das aulas no Território de Identidade Vale do Jiquiriçá
O mês de fevereiro marcou o início das aulas na rede estadual de ensino em toda a Bahia. As mais de mil escolas que compõem a rede, em áreas urbanas, rurais, no campo, em quilombos e reservas indígenas acolheram pais, comunidade e, sobretudo, os estudantes desde o dia 06/02.
Agnes Rolemberg, estudante do Colégio Estadual Ana Lúcia Castelo Branco (Brejões/BA).
Após dois longos anos marcados por desafios para a efetivação da educação, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC/BA), atualmente liderada pela professora Adélia Pinheiro, iniciou o período letivo de 2023 enfatizando o investimento na Educação em Tempo Integral – com 375 escolas já funcionando em Tempo Integral, superando a meta do Plano Estadual de Educação – e o reforço na Alimentação Escolar, com a oferta de 5 refeições por dia nas escolas.
Diretamente do Col. Est. de Tempo Integral de Amélia Rodrigues, o governador do Estado, professor Jerônimo Rodrigues, ministrou a aula inaugural de 2023. Essa unidade escolar também foi inaugurada neste dia, no padrão das novas escolas que estão sendo construídas pelo governo estadual.
O governador falou conclamou a todas as autoridades políticas, os movimentos sindicais e sociais, os educadores e trabalhadores da Educação e as famílias para o que chamou de “grande mutirão pela educação”. “Eu apelo a todos vocês. Não vamos dar trégua, nem folga a qualquer vacilo. Queremos o estudante na escola o dia inteiro. E eu falo com vocês, estudantes, nós temos uma obrigação de aperfeiçoar a nossa estima, de termos orgulho e estima para sermos aquilo que quisermos ser”, afirmou.
Aqui no Vale do Jiquiriçá, o diretor do NTE 09, professor Williams Panfile, e sua equipe estão visitando as unidades escolares estaduais para acompanhar o início das aulas. Durante o dia de ontem, (06), a visita aconteceu no Col. Estadual Professor Eraldo Tinoco (Lafaiete Coutinho/BA).
O estudante Allan Kennedy, do CETEP Vale do Jiquiriçá, falou sobre suas expectativas para o ano letivo de 2023.
A diretora do Col. Est. Edilson Freire (Maracás/BA), professora Alessandra Assis, relatou como foi o início das aulas na sua unidade escolar.
Atualmente, o NTE 09 conta com cerca de 15 mil estudantes, dois mil profissionais da educação, 29 unidades escolares e cinco anexos em zonas rurais. Os estudantes tem chegado à escola com grandes expectativas para participarem dos programas e projetos estratégicos da SEC/BA, como os Jogos Escolares da Bahia (JEB), Projetos Artísticos e Feira de Ciências da Bahia (FECIBA).
Geisa Costa, do Col. Est. Edilson Freire (Maracás/BA), fala sobre suas expectativas para os Jogos Escolares da Bahia 2023.
Eliezer Santos, do Col. Est. Edilson Freire (Maracás/BA), relata o que espera para o ano letivo de 2023.
Além disso, a comunidade escolar falou da importância de o estado garantir cinco refeições diárias para os estudantes, posto que a escola além de garantir a efetividade da educação pública também está atuando no combate a fome no país.
Parafraseando Paulo Freire – Patrono da educação brasileira – de modo nenhum devemos separar a luta pela alimentação da educação, afinal, a educação sozinha não muda o mundo, mas sim pessoas educadas promovem a mudança. Viva a escola pública.
Siga nossas redes sociais e fique por dentro desse e de outros assuntos da educação pública da Bahia.